Cuiabá

Dezenove bichinhos são adotados durante feira promovida pela Prefeitura de Cuiabá

Publicados

Cuiabá

Inserida no calendário de atividades do município, a feira de adoção voluntária de animais, realizada periodicamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), atingiu, mais uma vez, índices satisfatórios, com todos os pets adotados, na manhã desta sexta-feira (05). 

A sua quinta edição contou com a parceria do Centro de Zooneses, promovendo o serviço de aplicação de vacina antirrábica. Ao todo foram concedidos 19 bichinhos, e todos conquistaram uma nova família. 

Em alusão ao ‘Mês de Proteção ao Bem-Estar Animal’, ao qual acontece ao longo do mês de agosto, a Prefeitura de Cuiabá conta com a vasta programação de proteção à causa. A diretora da Pasta, Beatriz Sena, afirmou que o intuito da gestão Emanuel Pinheiro é propagar a cultura de proteção e respeito aos animais. 

“Estaremos durante todo esse mês divulgando de forma maciça a nossa prestação de serviços à população da diretoria. A feira hoje foi um sucesso e estamos muito contentes com a boa aceitação. Teremos eventos aqui na Praça Alencastro, canil municipal, escolas, ou seja, estreitando os laços com os cidadãos, reduzindo os casos de maus-tratos e abandono”, salientou. 

Leia Também:  Suécia e Finlândia apresentarão candidaturas à Otan na quarta-feira

Rilary Tamires, moradora do bairro Tijucal, não resistiu aos encantos, e acabou acolhendo dois cãezinhos. “Tenho filhos pequenos em casa que gostam muito de cachorros. Aproveitando que temos um quintal bem grande, decidi levar dois”, comentou. 

Dentre os cuidados recomendados pelo Executivo Municipal aos novos tutores, se destacam, o cumprimento do caderno de vacinação, castração, higienização adequada, passeios regulares, alimentação balanceada, visitas regulares ao veterinário, além, claro, de muito e carinho. 

Importante frisar que, somente em 2022, mais de 90 pets, entre cachorros e gatos, tiveram a oportunidade novamente de ganhar um lar. Contudo, a campanha segue vigente durante todo ano. Os agendamentos podem ser consolidados pelo telefone: 0800 647 7755. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá pretende ampliar cobertura vacinal com Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Publicados

em

Teve início nesta segunda-feira (15), e segue até o dia 09 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, das 7h30 às 17h, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022. O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O dia “D” da vacinação está marcado para o dia 20 de agosto. 

Logo no início da manhã desta segunda-feira, alguns pais procuraram o atendimento na UBS Cidade Verde, com o objetivo de colocar em dia a carteira de vacinação e garantir a segurança da saúde dos filhos.

Bruna Ribeiro foi uma das mães que compareceram e levou a pequena Ayla, de 1 ano e 7 meses, que estava com o calendário vacinal atrasado. “Eu sabia do atraso com as vacinas, mas estava internada e não pude trazê-la antes”, pontuou ao ser informada de que a filha estaria tomando hoje as doses que deveria ter tomado quatro meses atrás.

Alberth Costa, trabalhador autônomo, levou a filha, Manoela Carmina Arruda, de 1 ano, que também estava com as vacinas em atraso. Na oportunidade, a garota tomou as doses para Meningite e Poliomielite. Outras serão aplicadas em outro dia.

Leia Também:  Em tempo recorde, 30 animais disponibilizados na 2ª edição da 'Feira de Adoção' ganham novo lar

“Volto depois para a aplicação das outras que faltam, tinha mais uma que ela poderia tomar hoje, mas ela vai ficar muito enjoadinha. Sei como é importante para a saúde dela. Eu sou autônomo, fica mais fácil de trazer”, explicou.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, a aplicação de mais de uma vacina ao mesmo tempo é possível sem prejuízo da eficácia de cada uma delas. Ele ressalta ainda a importância da imunização no público alvo para melhorar as coberturas vacinais.

“O objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano até menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Para isso, precisamos do comprometimento dos pais em levar seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação. Com isso, podemos evitar o risco de retornar doenças que já estavam controladas”.

Leia Também:  Secretaria de Saúde promoverá atividades para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco

No Calendário Nacional de Vacinação, serão oferecidas todas as vacinas para crianças, como a BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

As salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA