Polícia
Evento da Polícia Civil homenageia 40 mulheres inspiradoras
Polícia

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), homenageou 40 mulheres inspiradoras por conta de suas histórias de vida, de luta e conquistas, durante “2º Encontro Mulheres Inspiradoras”. O evento foi realizado nessa terça-feira (11), em Cuiabá, alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março.
Metade dessas mulheres passou um “dia de princesa”. Vítimas de violência doméstica, no decorrer do dia, elas vivenciaram um dia bastante especial, em que foram ao shopping, receberam cuidados com os cabelos e unhas, ganharam calçados e vestuários novos para participar e abrilhantar ainda mais o evento, ocorrido no período noturno.
“Nós precisávamos muito disso. Merecemos muito, porque é um momento muito crítico das nossas vidas. A gente passa sozinha, sem amparo. Mas encontramos amparo nessas pessoas, que nos deram apoio emocional, psicológico. Isso (o evento) levanta nossa autoestima, faz a gente se sentir importante, valorizada, reconhecida como pessoa, como mulher e nos faz seguir em frente. Só temos a agradecer a todos policiais por isso”, disse uma dessas mulheres acolhidas pela equipe de policiais e demais profissionais atuantes na DEDM.
Além das mulheres acolhidas, o evento também homenageou outras 20 mulheres profissionais que atuam nessa rede de proteção às vítimas de violência doméstica, dentre elas: delegadas, juízas, promotoras, entre outras. Todas foram agraciadas com o troféu “Mulheres Inspiradoras”.
Organizadora do evento, a delegada Judá Marcondes, ressaltou a importância de também homenagear essas mulheres. “São mulheres que inspiram pelo compromisso, pela firmeza, pela coragem. São mulheres que têm uma história linda de luta pelos direitos de toda mulher”, disse.
A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, e o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), César Augusto Roveri, elogiaram o evento, bem como toda a ação desempenhada pela DEDM na garantia dos direitos da mulher vítima de violência.
“É uma unidade que trabalha muito, que entrega muito resultado”, enfatizou Maidel. “Por isso temos direcionado tantos investimentos para aparelhamento e capacitação dos profissionais”, completou Roveri.
O evento também contou com o apoio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis, sob a coordenação da delegada Mariell Antonini e da Coordenadoria de Polícia Comunitária, sob coordenação do delegado Mário Dermeval.
Meninas que encantam
O evento foi abrilhantado pela apresentação do Centro de Treinamento em Ginástica Artística (CTGA).
A apresentação contou com a participação de 20 meninas, idades entre 9 e 15 anos, que encantaram o público presente.
“É muito legal. Dá um friozinho na barriga, mas a gente conseguiu apresentar direitinho. Acho que eles gostaram”, disse a pequena Gabriela Costa Basso, de 11 anos, ao final da apresentação.
Conforme a treinadora e investigadora Lilian Silva, o CTGA é um projeto que desenvolvido há dez anos em Mato Grosso, representando o Estado em competições nacionais e internacionais de ginástica artística.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Cidades
Apreensões de drogas crescem 166% em Mato Grosso no primeiro semestre de 2025

As apreensões de drogas realizadas pela Polícia Militar de Mato Grosso aumentaram 166% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT).
De janeiro a junho deste ano, a PM retirou de circulação cerca de 10,9 toneladas de entorpecentes, contra 4,1 toneladas apreendidas no primeiro semestre de 2024. O número expressivo é reflexo de operações integradas e do fortalecimento do combate ao crime organizado.
Além disso, o número de prisões relacionadas ao tráfico de drogas também cresceu. Foram 5.022 pessoas conduzidas nos primeiros seis meses de 2025, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 4.143 prisões.
O levantamento aponta ainda que houve crescimento no número de ocorrências de tráfico de drogas atendidas pelas equipes policiais. Neste ano, foram registrados 1.514 boletins, um aumento de 13% em relação aos 1.339 casos registrados no primeiro semestre de 2024.
Operações e grandes apreensões
Entre as maiores apreensões de 2025, destaca-se o caso ocorrido em fevereiro, na zona rural de Juruena, quando a Polícia Militar localizou 1,5 tonelada de cocaína próximo a uma pista clandestina de pouso. A operação causou prejuízo estimado em mais de R$ 100 milhões às facções criminosas.
Em junho, duas grandes apreensões chamaram atenção em Mato Grosso. Em Alto Garças, a polícia encontrou 455 quilos de pasta base de cocaína escondidos no fundo falso de uma carreta que transportava soja; um homem e uma mulher foram presos. Dias depois, na cidade de Ponte Branca, foram apreendidos 837 quilos de maconha após uma caminhonete sofrer um acidente na rodovia MT-100. Os dois ocupantes do veículo fugiram, mas acabaram presos posteriormente.
Investimentos e combate firme ao crime
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que os resultados positivos são fruto do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, aliado ao trabalho conjunto entre as forças de segurança do Estado.
“Isso é um resultado importante do Programa Tolerância Zero, que há mais de seis meses tem intensificado ações de policiamento com um firme combate às facções criminosas e dando pronta resposta contra o tráfico de drogas e tantos outros crimes. Nossos policiais militares estão cada vez mais empenhados e equipados, com investimentos feitos de forma correta, para atuarem contra o crime e deixar os nossos cidadãos mato-grossenses mais seguros em seus lares”, ressaltou.
A Polícia Militar reforça que a sociedade pode contribuir com denúncias anônimas por meio dos telefones 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PMMT