Polícia
Operação cumpre mandados contra investigados pela execução de casal em Brasnorte
Polícia

A Polícia Civil deflagrou na segunda-feira (03.2) a Operação Sanguis Innocens para cumprir seis mandados de buscas e de prisões contra investigados pelo assassinato de um casal em Brasnorte. Os mandados foram cumpridos nas cidades de São José do Rio Claro e Brasnorte.
O crime foi registrado em setembro do ano passado e vitimou Mirta de Lima, de 34 anos e Jeferson Laurindo, de 28 anos.
Inicialmente, o sumiço do casal foi registrado como desaparecimento, na Delegacia de Brasnorte. Contudo, no decorrer das investigações, a equipe policial apurou que Jeferson e Mirta foram executados e tiveram os corpos enterrados.
Conforme a investigação, o casal foi morto por integrantes de uma facção criminosa. O duplo homicídio teve motivações fúteis. Jeferson estava alcoolizada e foi tirar satisfação com vizinhos, integrantes da facção, que não gostaram da atitude e o mataram. Mirta presenciou a morte do marido e também foi morta.
Duas prisões temporárias e três de buscas foram cumpridas em Brasnorte e um mandado de buscas em São José do Rio Claro.
A operação contou com apoio da Delegacia Regional de Tangará da Serra, Delegacia Municipal de Tangará da Serra e Delegacia de São José do Rio Claro.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Cidades
Apreensões de drogas crescem 166% em Mato Grosso no primeiro semestre de 2025

As apreensões de drogas realizadas pela Polícia Militar de Mato Grosso aumentaram 166% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT).
De janeiro a junho deste ano, a PM retirou de circulação cerca de 10,9 toneladas de entorpecentes, contra 4,1 toneladas apreendidas no primeiro semestre de 2024. O número expressivo é reflexo de operações integradas e do fortalecimento do combate ao crime organizado.
Além disso, o número de prisões relacionadas ao tráfico de drogas também cresceu. Foram 5.022 pessoas conduzidas nos primeiros seis meses de 2025, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 4.143 prisões.
O levantamento aponta ainda que houve crescimento no número de ocorrências de tráfico de drogas atendidas pelas equipes policiais. Neste ano, foram registrados 1.514 boletins, um aumento de 13% em relação aos 1.339 casos registrados no primeiro semestre de 2024.
Operações e grandes apreensões
Entre as maiores apreensões de 2025, destaca-se o caso ocorrido em fevereiro, na zona rural de Juruena, quando a Polícia Militar localizou 1,5 tonelada de cocaína próximo a uma pista clandestina de pouso. A operação causou prejuízo estimado em mais de R$ 100 milhões às facções criminosas.
Em junho, duas grandes apreensões chamaram atenção em Mato Grosso. Em Alto Garças, a polícia encontrou 455 quilos de pasta base de cocaína escondidos no fundo falso de uma carreta que transportava soja; um homem e uma mulher foram presos. Dias depois, na cidade de Ponte Branca, foram apreendidos 837 quilos de maconha após uma caminhonete sofrer um acidente na rodovia MT-100. Os dois ocupantes do veículo fugiram, mas acabaram presos posteriormente.
Investimentos e combate firme ao crime
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que os resultados positivos são fruto do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, aliado ao trabalho conjunto entre as forças de segurança do Estado.
“Isso é um resultado importante do Programa Tolerância Zero, que há mais de seis meses tem intensificado ações de policiamento com um firme combate às facções criminosas e dando pronta resposta contra o tráfico de drogas e tantos outros crimes. Nossos policiais militares estão cada vez mais empenhados e equipados, com investimentos feitos de forma correta, para atuarem contra o crime e deixar os nossos cidadãos mato-grossenses mais seguros em seus lares”, ressaltou.
A Polícia Militar reforça que a sociedade pode contribuir com denúncias anônimas por meio dos telefones 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PMMT