Política

Assembleia aprova PL que cria política de estímulo à prática profissional de jogos eletrônicos

Publicados

Política

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Pensando na expansão do mercado de entretenimento dos jogos eletrônicos, nas possibilidades e oportunidades que a modalidade pode representar para os profissionais e o mercado local, foi que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, na última quarta-feira (15), o Projeto de Lei nº 1285/2019 que regulariza e incentiva os Jogos Eletrônicos ou eSports no estado, assim como as atividades decorrentes com o fomento.

Desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), o PL tem como objetivo estimular a prática profissional de esportes eletrônicos, tanto por entender que tais práticas esportivas no ambiente virtual valorizam a boa convivência e fomentam a cidadania, quanto pelo aspecto econômico.

“Os Jogos Eletrônicos ganharam contornos competitivos e deixaram de ser apenas games. Quem chegou a frequentar as Lan Houses, jamais poderia imaginar que aqueles jogos que conquistaram o público gamer da época, viraria um fenômeno da atualidade, que atinge um grande público e movimenta indústrias no mundo inteiro”, disse.

O mundo gamer é uma indústria lucrativa que envolve produção e comércio de hardwares e softwares, bem como a realização de eventos competitivos. Para o parlamentar, o Estado deve contribuir para que mais brasileiros se destaquem nesse mercado. Por isso, entre os instrumentos da política proposta estão, por exemplo, a organização de circuitos de competição e de exposição de tecnologias; a concessão de créditos e benefícios tributários para os atletas profissionais e empresas incentivadoras e, ainda, celebração de convênios e parcerias com a iniciativa privada para apoio e divulgação das referidas competições.

Leia Também:  Prefeito entrega mais uma unidade de saude a comunidade de Rondonópolis

Barranco também sugere que para a comemoração dos jogos eletrônicos seja colocada uma data específica no calendário oficial do Estado de Mato Grosso. “Sugiro o dia 19 de outubro, citado como a data da primeira competição de jogos eletrônicos de que se tem registro. O reconhecimento de uma data é ato simbólico, mas muito expressivo para os fãs, atletas e público em geral no sentido de consolidar Mato Grosso como um Estado que valoriza a cultura gamer”, afirma.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Carros e Motos

Município assume transporte coletivo, ônibus estão circulando sem cobrar passagem

Publicados

em

O transporte coletivo de Rondonópolis começou a operar hoje (01) com uma nova estrutura. Os usuários têm a disposição 50 ônibus com ar condicionado e sistema de auto-esterilização, que reduz o risco de contaminações. Outra novidade é que nos primeiros dias não haverá cobrança, permitindo que mais pessoas possam conhecer as vantagens trazidas pela municipalização do serviço.

“Estamos rodando de forma gratuita e peço para que a população venha conhecer esse novo modelo de transporte, que visa garantir mais conforto, agilidade e dignidade a todos”, disse a secretária Ione Rodrigues.

Nesta primeira etapa o sistema funcionará de forma compartilhada com a empresa Cidade de Pedra, que detinha a concessão anteriormente. Os ônibus serão operados por trabalhadores da empresa, até a conclusão dos trâmites jurídicos e legais da composição da estrutura da autarquia – com a formatação dos mecanismos de contratação e funcionamento técnico, administrativo e gerencial.

A secretária também explica que a prioridade inicial é melhorar questões como a pontualidade e reduzir o intervalo de freqüência nas linhas já existentes.

Paralelamente haverá também a inclusão de novas linhas e investimentos visando agilizar o transporte coletivo, como a criação de corredores exclusivos para os ônibus da autarquia.

Leia Também:  CST das rodovias vai pedir estudos de trafegabilidade das rodovias com pedágio

Eduardo Ramos – Da Redação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA