Rondonópolis

CEDERO realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Publicados

Rondonópolis

Por orientação da Secretaria Municipal de Saúde, o CEDERO – Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis, realizou nesta sexta-feira (5) uma ação de orientação, prevenção e combate ao colesterol na Praça dos Carreiros, alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, comemorado oficialmente no dia 08/08.

Por se constituir num terminal de coletivo urbano, a praça foi escolhida pelo volume de pessoas que circulam e transitam no local, o que facilita a difusão de informações nas ações de divulgação de campanhas de saúde de cunho nacional e ou internacional. 

Equipe da unidade de saúde Cedero…

Por esta razão, equipes da unidade de saúde, lideradas pelo diretor do Cedero, Dr. Arthur Emílio Vieira realizaram a chamada busca ativa da população, abordando e orientando as pessoas sobre os perigos e malefícios do colesterol alto, relacionados a doenças endócrinas ou cardiovasculares, como infartos, AVCs entre outros, e faziam aferição de pressão arterial, repassavam dicas e maneiras de controlá-lo; cuidados pessoais com a alimentação, sugeriam exames regulares de controle; e, a prática de atividades físicas regulares, como caminhadas, entre outros.

Leia Também:  Ulysses Moraes realiza fiscalizações na MT-175, que liga Araputanga à Reserva do Cabaçal

Nos casos de pessoas que apresentaram o exame de colesterol, os técnicos avaliavam, e de acordo com a necessidade repassavam as orientações específicas de cada caso. E, as pessoas que por ventura estavam há um longo tempo (até de vários anos) sem realizar exames para a aferição do colesterol, os técnicos/médicos, já faziam o pedido e o encaminhamento para uma unidade básica de saúde para realização de exames lipidograma completo.

Faixas de alerta…

Conforme o diretor, o objetivo do Centro é orientar, prevenir, e proporcionar um serviço de saúde de qualidade à população, começando com a difusão de orientações preventivas, e posteriormente curativas, se necessário.

O QUE É O COLESTEROL
Conforme definições médicas do Ministério da Saúde, o colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Portanto, precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. 

Ainda segundo o MS, há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. Cada grupo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana. 

Leia Também:  Pauta da 57a Sessão Ordinária da 17a Legislatura

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas. 

Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis, por isso, além da prática de atividade física e da alimentação equilibrada é importante verificar regularmente as taxas de gordura no sangue e, se necessário, utilizar medicamentos sob prescrição e acompanhamento médico.

Segundo o diretor do CEDERO outras ações orientativas e preventivas ainda serão realizadas este ano na cidade, e serão divulgadas adequadamente no devido tempo.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Inscrições abertas para cursos gratuitos ofertados por projetos da Prefeitura de Rondonópolis

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para 580 vagas de cursos de capacitação gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio de dois projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação com o apoio direto da Secretaria Municipal de Assistência de Promoção e Assistência Social.

“São diversos cursos gratuitos de qualificação profissional  voltados para as  pessoas de baixa renda de várias regiões da cidade, com intuito de possibilitar que aprendam uma nova atividade ou que aprimorem seus conhecimentos”, comentou a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Col.

Ela conta que pelo projeto ‘Reconstruindo Futuro’ desenvolvido em parceria com a Obra kolping são 500 vagas disponíveis para os cursos de capacitação profissional nas seguintes áreas: rotinas administrativas, informática básica, manicure, pedicure, massasgem, maquiagem, penteado, unhas de fibra e gel, depilação, designer de sobrancelhas, panificação, panetone, confeiteiro, salgadeiro, cozinha trivial e doces finos.

Já pela nova parceria firmada pela Prefeitura de Rondonópolis com a Associação Luz e Sal  são ofertadas 80 vagas para os cursos de corte, costura e confeitaria. A secretária alerta que as vagas para os cursos ofertados são limitadas por cursos e as inscrições vão acontecer até o dia 24 de agosto.

Leia Também:  Turismo realiza reunião com comerciantes da região do Rio dos Peixes e finaliza preparativos para 3ª edição do Festival da Pamonha

As pessoas que desejam se inscrever para as vagas aos cursos que estão sendo oferecidos  pelos dois projetos devem procurar qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da  residência. Os interessados deverão estar portando os documentos pessoais.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA