Rondonópolis

Parceria entre a Prefeitura e o SENAR – MT possibilita cursos de capacitação nas zonas rural e urbana

Publicados

Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis através da SEMPRAS – Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – do residencial Alfredo de Castro realizou em parceria com o SENAR – MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na semana de 25 a 29 de julho o curso de Embutidos e Defumados. 

O curso que teve a duração de 40 horas ensinou para as mulheres 15 participantes, boas práticas de conservação e armazenamento de produtos, bem como o processo de defumação dos derivados de suínos e aves. 

Embutidos e Defumados fabricados pelos alunos…

Segundo a secretária Fabiana Frederico Rizati Perez, a produção de salames, linguiças, e copa foi o que mais chamou a atenção e atraiu o interesse das participantes. 

A proposta, segundo ela, teve como objetivo principal, capacitar e qualificar as famílias que estão cadastradas nas unidades de CRAS locais e promover conhecimento para gerar oportunidade de trabalho e renda aos que se qualificaram. 

A atividade de enceramento da capacitação foi marcada com um almoço e com a degustação dos itens produzidos durante o curso. Cada aluno recebeu um kit dos produtos fabricados no curso como forma de incentivar os participantes.

Leia Também:  Luciano Estevan recebe proposta de astro do pornô gay para parceria

Novas e futuras parcerias já estão sendo viabilizadas e deverão auxiliar novas famílias a se qualificarem e criarem oportunidade de ganhos e aumento da renda familiar.

PANIFICAÇÃO
Uma outra parceria firmada entre a Semed via Escola Municipal Rural Carimã na zona rural de Rondonópolis, e o SENAR-MT, oportunizou também recentemente, outro curso de capacitação/qualificação, na produção de Panificação Artesanal e que contou com a participação dos funcionários da unidade escolar Carimã, bem como de moradores da comunidade. 

Pães artesanais…

Conforme informações repassadas pelo SENAR, durante o curso de panificação artesanal os alunos puderam aprender um pouco de tudo, como: Segurança e Saúde no Trabalho; Cidadania; Meio Ambiente; Introdução à panificação artesanal e métodos de preparo; Características e qualidade da farinha de trigo, métodos de preparo; Noções sobre os nutrientes que compõem os alimentos; Higiene dos utensílios, equipamentos, manipuladores e ambiente de trabalho; Higiene na preparação dos alimentos; Técnica para o preparo de fermento natural; Preparo de pães diversos, bolos, bolachas, biscoitos e salgados; Técnicas de conservação de massas cruas e pré-assadas; Planejamento e quantificação adequada dos alimentos e ingredientes; Medidas de peso e volume; Equivalências de temperatura; Uso adequado dos ingredientes na preparação; Técnicas de conservação e armazenamento; Controle de qualidade; Noções de Gestão (administração, comercialização, marketing), e a avaliação do aprendizado.

Leia Também:  Secretaria segue com campanha de vacinação contra Covid-19 na próxima semana

É a Prefeitura de Rondonópolis com a sua visão social através de suas secretarias, criando condições e oportunidades de qualificação e capacitação profissional, para gerar empego e renda as famílias dos trabalhadores, tanto da zona urbana, quanto rural.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Semed capacita estagiários e monitores que trabalham com crianças especiais na rede municipal

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu continuidade ao treinamento e capacitação dos servidores da rede municipal, na questão da habilitação técnica em primeiros socorros na noite desta segunda-feira (15).

Desta vez, o curso foi ministrado pelo enfermeiro da empresa O&S Cursos e Treinamentos, Antonion Pereira de Oliveira, nas dependências da Igreja Sal da Terra, localizada na avenida Casemiro de Abreu, 1.046, no Parque Residencial Buriti.

No mês de junho, a Semed capacitou 650 professores da rede municipal com treinamento de primeiros socorros realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do 3º BBM. Nessa etapa, pelo menos 730 estagiários vão receber o treinamento, sendo 350 da educação infantil modalidade inclusiva (crianças especiais), e os 380 demais estagiários da rede.

Gerente do Departamento de Educação Infantil da Semed, Marli Sales da Silva…

Segundo informações da Gerente do Departamento de Educação Infantil da Semed, Marli Sales da Silva, a Secretaria fez uma parceria com a “O&S Cursos e Treinamentos” para ministrar este treinamento e capacitar os colaboradores a prestar os primeiros atendimentos (primeiros socorros) às crianças especiais, da educação inclusiva em eventual caso de intercorrências ou acidente no âmbito escolar até a chegada do socorro especializado, o Samu ou Corpo de Bombeiros.

Leia Também:  Portal da Prefeitura oferece ferramenta que agiliza pagamento do IPTU

Ainda conforme Marli, atualmente existem cerca de 686 crianças especiais (com laudos), estudando nas unidades da rede municipal.

Conforme informações do instrutor, os estagiários, bem como os monitores que atuam no ambiente escolar, aprendem noções e técnicas de primeiros socorros para que possam prestar os primeiros atendimentos a crianças que eventualmente possam se envolver em intercorrências no âmbito da escola, até a chegada do socorro especializado.

O treinamento foi ministrado em uma carga horária de 4h, sendo “1h de informações teóricas e 3h de treinamento prático”.

“É muito importante que a Semed capacite os seus colaboradores com esse treinamento em primeiros socorros para prestar um atendimento de mais qualidade, e que possibilite mais segurança não apenas as crianças, mas sobretudo aos pais, que confiam seus filhos aos cuidados da Secretaria”, pontuou Marli.

Enfermeiro da empresa O&S Cursos e Treinamentos, Antonion Pereira de Oliveira…

CONTEÚDO
Ainda segundo o enfermeiro Antonion, durante o treinamento, os estagiários receberam informações e conteúdos relativos a procedimentos de suporte básico de vida, como desobstrução de vias aéreas respiratórias, tanto em bebês como em crianças; aprenderão técnicas de ressuscitação cardiopulmonar em decorrências de paradas respiratórias, e consequente, paradas cardiorrespiratórias; além de técnicas de contenção de sangramento nasal, convulsões, desmaios e ainda algumas situações que envolvam traumas como fraturas, quedas e torções no dia a dia.

Leia Também:  Prefeitura, Governo e Assembleia entregam 1.054 títulos de propriedade e anunciam mais R$ 17 milhões para regularização fundiária

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA