Rondonópolis

Prefeitura inaugura Centro de Especialidades em Odontologia da Vila Itamaraty

Publicados

Rondonópolis

O Centro de Especialidades Odontológicas, CEO – Dr. Rubens Ferreira de Brito, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (3). A unidade fica localizada no Jardim Itamaraty, ao lado da Policlínica, na região da Vila Operária.

De acordo com o Coordenador do Departamento de Saúde Bucal da SMS, Dr. Fabrício A. Carvalho, o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Itamaraty será de Porte II e será considerado o CEADAS da Odontologia em Rondonópolis.

Conforme ele, após entrar em funcionamento, o novo CEO da Vila Itamaraty, passará a ser referência como um Centro de Especialidades Odontológicas para toda a região, já que para atender nessas unidades especializadas serão contratados mais dentistas e auxiliares para ampliar os serviços nas diversas especialidades da área odontológica, incluindo futuramente implantes dentários e aparelhos ortodônticos.

Recentemente a Prefeitura inaugurou o primeiro CEO da cidade, que fica localizado no bairro Nossa Senhora do Amparo, ao lado do PSF. Uma terceira unidade, será inaugurada em breve na região da Vila Mamed, completando três unidades especializadas em serviços odontológicos na cidade.

Descerramento da placa inaugural, prestigiada pelo filho e irmá do homenageado dr. Rubens Ferreira de Brito

Na solenidade, a secretária Municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, enalteceu a iniciativa do prefeito que é filho de um ex-dentista pioneiro, falecido recentemente, o Dr. Altamirando de Araújo Miranda e elogiou a estrutura odontológica criada pela gestão municipal, que já é considerada a maior rede pública de assistência a saúde bucal do Centro-Oeste brasileiro.

Leia Também:  Cobertores são distribuídos à população em situação de rua; Centro Pop reforça atendimentos

Cadeiras dos consultórios odontológicos da unidade…

Segundo Izalba, atualmente Rondonópolis dispõe de três CEOs (Jd. Itamarati; Jd. Nossa Senhora do Amparo e Vila Mamed; 46 Consultórios Odontológicos (clínica básica) espalhados pelos mais diversos bairros da cidade, e outros 09 Consultórios Odontológicos em funcionamento na zona rural, e ainda uma Clínica Geral de odontologia que funciona no PSF do Residencial Monte Líbano, totalizando 59 unidades de consultórios odontológicos, que vão dar cobertura total na saúde bucal em Rondonópolis. “Esse é um anseio do prefeito para que agente faça todos os procedimentos em odontologia, atendendo a população de forma integral”, explicou.

Izalba ainda recomendou às pessoas que procurem um dentista numa das diversas unidades de saúde para receber atendimento, porque segundo ela, “saúde bucal não está relacionada apenas com a estética, mas sobretudo, com a saúde como um todo, pois uma cárie, uma inflamação ou infecção bucal ela pode ter reflexos numa doença do coração. Então é preciso cuidar do indivíduo como um todo, começando pela saúde bucal”, pontuou.

O coordenador do Departamento de Saúde Bucal, disse ainda que “para a segunda etapa do projeto, “implantaremos o atendimento de ortodontia e implantodontia. Isso é, faremos implantes dentários e colocaremos aparelhos ortodônticos pela rede pública, através do SUS. Seremos o primeiro município do estado a ofertar esse atendimento gratuito à população”, afirmou.

Leia Também:  Maior evento religioso do Centro-Oeste: tradicional festa de São Benedito começa nesta quinta-feira (30)

E prosseguiu: “na primeira etapa faremos a contratação do endodontistas e dos PPNEs. O próximo passo previsto será a contratação dos implantodontistas e o ortodontistas”, pontuou.

RECONSTRUÇÃO
Durante a reconstrução, o prédio teve toda a sua rede elétrica readequada, incluindo para suportar a carga dos novos climatizadores e equipamentos; recebeu melhorias na rede de lógica, com atenção especial aos mecanismos de prevenção e combate a incêndio. Como não bastasse, a estrutura da unidade passou por um processo de drenagem pluvial e recebeu grama e paisagismo na parte da frente, bem como na sua lateral onde foi instalado um playground para as crianças.

FAMÍLIA TRADICIONAL

O CEO da Vila Itamarati leva o nome do pioneiro Dr. Rubens Ferreira de Brito, filho de família tradicional de pioneiros, como o saudoso, Conrado Sales Brito, que empresta o nome para o Anel Viário da Cidade.

Durante a solenidade, familiares do homenageado, estiveram prestigiando o evento. O filho e também odontólogo/especialista, Dr. Rubens Ferreira de Brito Filho, falou sobre a história do pai na odontologia da cidade, seus trabalhos, sua dedicação a profissão, e o carinho que tinha com a família, os amigos e as pessoas. 

O Dr. Rubens Filho agradeceu a homenagem em nome da família e se disse muito agradecido e orgulhoso pelo fato da administração municipal reconhecer e homenagear a memória do seu pai, que dedicou a vida a odontologia e ao bem servir.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Semed capacita estagiários e monitores que trabalham com crianças especiais na rede municipal

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu continuidade ao treinamento e capacitação dos servidores da rede municipal, na questão da habilitação técnica em primeiros socorros na noite desta segunda-feira (15).

Desta vez, o curso foi ministrado pelo enfermeiro da empresa O&S Cursos e Treinamentos, Antonion Pereira de Oliveira, nas dependências da Igreja Sal da Terra, localizada na avenida Casemiro de Abreu, 1.046, no Parque Residencial Buriti.

No mês de junho, a Semed capacitou 650 professores da rede municipal com treinamento de primeiros socorros realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do 3º BBM. Nessa etapa, pelo menos 730 estagiários vão receber o treinamento, sendo 350 da educação infantil modalidade inclusiva (crianças especiais), e os 380 demais estagiários da rede.

Gerente do Departamento de Educação Infantil da Semed, Marli Sales da Silva…

Segundo informações da Gerente do Departamento de Educação Infantil da Semed, Marli Sales da Silva, a Secretaria fez uma parceria com a “O&S Cursos e Treinamentos” para ministrar este treinamento e capacitar os colaboradores a prestar os primeiros atendimentos (primeiros socorros) às crianças especiais, da educação inclusiva em eventual caso de intercorrências ou acidente no âmbito escolar até a chegada do socorro especializado, o Samu ou Corpo de Bombeiros.

Leia Também:  Após inauguração do Comper, Grupo Pereira garante construção de Fort Atacadista e Shopping

Ainda conforme Marli, atualmente existem cerca de 686 crianças especiais (com laudos), estudando nas unidades da rede municipal.

Conforme informações do instrutor, os estagiários, bem como os monitores que atuam no ambiente escolar, aprendem noções e técnicas de primeiros socorros para que possam prestar os primeiros atendimentos a crianças que eventualmente possam se envolver em intercorrências no âmbito da escola, até a chegada do socorro especializado.

O treinamento foi ministrado em uma carga horária de 4h, sendo “1h de informações teóricas e 3h de treinamento prático”.

“É muito importante que a Semed capacite os seus colaboradores com esse treinamento em primeiros socorros para prestar um atendimento de mais qualidade, e que possibilite mais segurança não apenas as crianças, mas sobretudo aos pais, que confiam seus filhos aos cuidados da Secretaria”, pontuou Marli.

Enfermeiro da empresa O&S Cursos e Treinamentos, Antonion Pereira de Oliveira…

CONTEÚDO
Ainda segundo o enfermeiro Antonion, durante o treinamento, os estagiários receberam informações e conteúdos relativos a procedimentos de suporte básico de vida, como desobstrução de vias aéreas respiratórias, tanto em bebês como em crianças; aprenderão técnicas de ressuscitação cardiopulmonar em decorrências de paradas respiratórias, e consequente, paradas cardiorrespiratórias; além de técnicas de contenção de sangramento nasal, convulsões, desmaios e ainda algumas situações que envolvam traumas como fraturas, quedas e torções no dia a dia.

Leia Também:  Após queda na procura por exames de Covid19, centro de testagem será desativado e só funcionará até hoje (14)

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA