Tecnologia
Meta, Microsoft e Epic Games se unem para criar padrões do metaverso
Tecnologia


Quando o Facebook mudou seu nome para Meta, Mark Zuckerberg falou em criar um metaverso que funcionasse como a internet hoje, um padrão aberto para quem quiser usar. Até agora, vimos pouco disso, mas uma nova iniciativa pretende começar a definir pontos em comum. Além da própria Meta, a Microsoft e a Epic Games fazem parte do grupo.
O Metaverse Standards Forum — Fórum de Padrões do Metaverso, em tradução livre — tem, ao todo, 36 entidades participantes. Ele vai organizar projetos práticos para criar padrões comuns. Entre esses projetos, estão ferramentas de prototipagem e hackathons.
Outro objetivo é desenvolver uma “terminologia consistente”. Como nota o Verge, nem os próprios participantes do grupo estão de acordo sobre o que é, afinal de contas, o metaverso.
A intenção, porém, não é criar o metaverso em si, como é hoje a World Wide Web, por exemplo.
Serão apenas os padrões para esses espaços virtuais operarem, o que ajudaria desenvolvedores a criar os mesmos conteúdos para diferentes plataformas, ou mesmo exportar dados de um serviço para outro.
Apple, Niantic e Roblox ficam de fora
O fórum conta com a participação do World Wide Web Consortium (W3C), principal organização de padronização da World Wide Web.
Também há empresas veteranas, como Nvidia, Qualcomm e Sony, e novatas, como a startup de pagamentos via blockchain Lamina1.
Se tem gente grande na jogada, tem quem não quis participar até o momento. Como observa o jornalista Nick Statt, do Protocol, Apple, Niantic e Roblox não estão no grupo.
A fabricante do iPhone vem investindo em tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, que são a base do metaverso. Já a Niantic e a Roblox têm experiência de sobra em games que se passam em mundos virtuais.
Estas e outras empresas podem se juntar ao Metaverse Standards Forum no futuro. As primeiras reuniões devem acontecer ainda em 2022.

Tecnologia
Vai comprar um carregador de celular? Veja quais cuidados tomar


Atualmente, é muito comum que consumidores utilizem carregadores não originais em seus smartphones e tablets. A prática não é problemática por si só, mas é necessário tomar alguns cuidados para não comprar acessórios falsificados que podem, além de danificar o dispositivo, causar problemas mais graves, como explosões.
Por isso, é importante conhecer o funcionamento dos carregadores para saber quais cuidados tomar na hora de comprar um novo. Gustavo Massette, gerente de Produtos da Positivo Tecnologia, empresa que representa a Anker no Brasil, explica como os acessórios funcionam.
“O carregador precisa completar quatro passos importantes com os componentes internos”, afirma o especialista. São eles:
- Módulo Step Down: responsável por transformar a corrente;
- Sistema de Retificação: responsável por eliminar a parte negativa da frequência, criando uma corrente contínua parcial e preparando o equipamento para o terceiro passo;
- Filtro: etapa na qual, de fato, a energia vinda da tomada é transformada em uma corrente contínua;
- Regulação: momento que garante o carregamento seguro dos aparelhos a partir da saída constante da energia para o celular ou tablet a ser energizado.
Além do funcionamento interno, carregadores com fio ainda demandam uma atenção especial na escolha dos cabos. Gustavo afirma que os consumidores devem sempre checar a qualidade do material utilizado no fio, inclusive a partir de informações como a quantidade de vezes pode ser dobrado e o tempo de garantia.
“Entre os cabos mais duráveis, podemos citar os que são feitos com fibra de aramida e envoltos em materiais resistentes, como nylon, PVC ou em TPE”, afirma o especialista.
Outra dica bastante importante é sempre comprar carregadores homologados pela Anatel, evitando versões ‘piratas’.
Fonte: IG TECNOLOGIA
-
Cidades2 dias atrás
Exposul 2022 Inscrições para cavalgada seguem até dia 05 de agosto
-
Cidades5 dias atrás
*Arraiá Solidário do Sipros arrecada quase meia tonelada de alimentos*
-
Cidades2 dias atrás
Capital: Ação policial revolta cuiabanos
-
Cidades8 horas atrás
Deu ruim: Responsável por casa de shows em Rondonópolis e encaminhado a delegacia por apologia ao crime
-
Carros e Motos1 dia atrás
Município assume transporte coletivo, ônibus estão circulando sem cobrar passagem
-
Rondonópolis3 dias atrás
Câmara Municipal De Rondonópolis Tem a Honra de Convidá-lo (a)
-
Cidades2 dias atrás
Sessão extraordinário da 17° Legislatura Câmara Municipal de Rondonópolis
-
Cidades3 dias atrás
73° Sessão Ordinária da 17° Legislatura Câmara Municipal de Rondonópolis