Turismo
MP-BA realiza audiência sobre proteção do patrimônio de Itaparica
Turismo


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizará na próxima segunda-feira (24) uma audiência pública em Itaparica para discutir ações de preservação do Patrimônio Nacional da cidade. O encontro acontece na Biblioteca Municipal Juracy Magalhães Júnior e contará com o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também apresentarão o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o município.
Ao iG Turismo, o MP-BA confirmou que a audiência integra o projeto de educação patrimonial previsto no TAC e inclui a inauguração do Escritório Técnico local. “O IPHAN fará curso de capacitação para os servidores municipais já passarem a orientar os proprietários de bens que integram a poligonal do tombamento nos seus projetos de intervenção, bem como para os servidores promoverem a fiscalização de forma mais assertiva”, informou o órgão.

O TAC foi assinado em 2021 após vistorias feitas pelo MP-BA e MPF, que constataram o abandono de imóveis históricos. Um dos principais exemplos é a Igreja Nossa Senhora da Piedade, reconhecida como Patrimônio Histórico Municipal e atualmente em situação de risco.
Segundo o MP-BA, “os principais desafios são a ausência de verba e de políticas públicas para a conservação do Patrimônio de Itaparica”, o que agrava a situação de degradação dos bens culturais da cidade. O TAC, com 27 cláusulas, busca garantir a preservação desses espaços e criar mecanismos de fiscalização.

O acordo determina que a prefeitura só poderá liberar alvarás de obras em imóveis tombados após aprovação do Iphan. “Visivelmente passou a ocorrer diante das placas autorizativas do IPHAN na frente das intervenções dos bens que integram a poligonal do tombamento”, destacou o MP-BA.
Outro compromisso do TAC é o fortalecimento da educação patrimonial. “O MP elaborou a Revista de Educação Patrimonial de Itaparica com o apoio do MPF, IPHAN e Município. A instituição cumpriu com a obrigação lançando a revista em 2022”, explicou a promotoria.

Na audiência, o MP-BA também vai apresentar o levantamento atualizado do estado de conservação dos casarões, igrejas e demais imóveis históricos. “No TAC há cláusula cobrando esse mapeamento, que estará disponível na audiência pública”, informou.
O Ministério Fiscal reforçou a importância da preservação do patrimônio para a economia local. “A conservação dos bens patrimoniais viabiliza a visita do turista, pesquisador, historiador, visitante de um modo geral e, com essa presença, ocorre a promoção da economia e do turismo.”

O órgão também esclareceu que o TAC prevê sanções em caso de descumprimento e que as ações de fiscalização já estão em andamento. “O MPBA e o MPF estão acompanhando e cobrando a execução do TAC como acima relatado.”
Os interessados em participar da audiência devem se inscrever pelo e-mail [email protected] até o dia 23 de março.
A Promotoria Geral concluiu que a audiência será uma oportunidade para envolver a comunidade na preservação da história local. “Os projetos de educação patrimonial, como a elaboração da revista e a audiência pública, são para a sociedade passar a conhecer melhor e reconhecer a importância do Patrimônio Nacional de Itaparica.”
Fonte: Turismo

Turismo
Confira os detalhes dos voos do Recife para Assunção e Madri


A partir de 10 de junho a Azul terá voos diretos do Recife para Madri, a capital espanhola. Serão 3 voos semanais entre as duas cidades. Os voos para Madri serão operados pelo Boeing 767 da EuroAtlantic Airways, companhia portuguesa. Essa aeronave transporta até 267 passageiros.
A EuroAtlantic Airways vai operar os voos com sua tripulação e a Azul é companhia responsável pela venda das passagens aéreas. “Somos o principal hub da Azul no Nordeste. Com esse novo voo para Madrid, ampliamos não apenas as opções de destinos, mas também fortalecemos as conexões internacionais, abrindo novas oportunidades para o turismo e os negócios em Pernambuco”, destacou Eduardo Loyo, presidente da Empetur, empresa de promoção do turismo do estado.
Voos para Assunção
Entre 3 de julho e 3 de agosto a Azul terá voos sem escalas do Recife para Assunção. Essa rota foi operada pela companhia entre dezembro de 2024 e o início de fevereiro deste ano. Neste ano os voos serão às quintas-feiras e domingos em jatos da Embraer 195-E2 que transportam até 136 passageiros.
“O retorno da rota entre Recife e Assunção atende a uma demanda vista na operação do final do ano, tanto de turistas paraguaios quanto de brasileiros. Esperamos ver um aumento no número de visitantes e maior circulação de pessoas, mercadorias e novos negócios acontecendo entre os dois países”, adirmou César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.
Localizada às margens do rio Paraguai, Assunção é uma das cidades mais antigas da América do Sul. A cidade atrai turistas do Brasil e da Argentina para compras de produtos importados, eletrônicos e artigos de luxo.
A Azul oferece a partir do Aeroporto Internacional dos Guararapes vos para 46 desti os nacionais e internacionais. Em 2024 a companhia ralizou mais de 29 mil decolagens, totalizando 3,8 milhões de assentos oferecidos a partir da capital pernambucana.
Recife é o maior centro de distribuição dos voos (hub) da Azul no Nordeste e o terceiro maior do Brasil. perdendo apenas para Campinas, e Belo Horizonte (Aeroporto de Confins).
Fonte: Turismo
-
Cidades1 dia atrás
Estão abertas as inscrições para edital que selecionará propostas culturais para o 38º Festival de Inverno
-
Curiosidades8 horas atrás
ESCOLIOSE INFANTOJUVENIL: “Diagnóstico precoce é a chave para prevenir complicações”, destaca especialista
-
Educação7 horas atrás
Educadores se tornam primeiros indígenas Yanomami com título de mestre na Universidade Federal do Amazonas
-
Curiosidades7 horas atrás
Rondon Plaza Shopping em breve receberá loja da Rede Flamboyan
-
Economia7 horas atrás
98% dos brasileiros planejam viagens mais sustentáveis para 2025
-
Economia7 horas atrás
SAÚDE: AACCMT completa 26 anos