Cuiabá
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo doméstico do Distrito de Nossa Senhora da Guia
Cuiabá
As equipes de coleta de lixo retiraram, nesta quarta-feira (8), cerca de 12 toneladas de resíduos domésticos no Distrito de Nossa Senhora da Guia. O serviço essencial, interrompido há 30 dias, foi retomado graças à determinação do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.
A ação é resultado de uma reunião realizada na última sexta-feira (3), onde a retomada do serviço foi acordada com pleno do cronograma de coleta. Abilio também garantiu a regularidade e transparência nos repasses financeiros para empresa responsável pelo serviço.
Entre as medidas definidas estão a adequação dos mapas e rotas de coleta, além da disponibilização de acesso aos sistemas de rastreamento dos caminhões, permitindo o monitoramento em tempo real das rotas realizadas.
Os caminhões compactadores de lixo percorreram todas as ruas do distrito, além de recolherem os materiais armazenados em contêineres na Rodovia Helder Cândia – MT-010.
Desde a retomada do serviço, há quatro dias, os coletores já retiraram aproximadamente 2,6 mil toneladas de lixo do perímetro urbano e rural de Cuiabá. Atualmente, a cidade gera cerca de 500 toneladas de lixo doméstico por dia, sendo que a região central é responsável por aproximadamente 70 toneladas desse volume.
REGULARIZAÇÃO DA COLETA DE LIXO
Na segunda-feira (6), em reunião com a empresa Locar Saneamento Ambiental – responsável pela coleta de lixo na capital – o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Reginaldo Teixeira, definiu o aumento no número de caminhões coletores da frota, passando de 23 para 27 veículos ativos. Com isso, o contingente de trabalhadores também foi ampliado, totalizando 32 funcionários reforçando as atividades.
Cumprindo os acordos firmados, a Locar realizou na terça-feira (7) o pagamento dos salários dos colaboradores dos serviços urbanos, que estavam em atraso há três meses. Conforme o presidente da empresa, Carlos Buarque, o pagamento foi possível graças à reunião com o prefeito Abilio Brunini, na qual foi garantida a regularidade e transparência dos repasses realizados pela Prefeitura, conforme as diretrizes contratuais.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabanos se afogam em lixo: denúncias de descaso contra empresa Locar se multiplicam
Moradores de diversos bairros e assentamentos de Cuiabá enfrentam uma situação alarmante: o acúmulo de lixo em proporções críticas. Imagens chocantes, que viralizaram nas redes sociais, mostram montanhas de resíduos espalhadas pela cidade, evidenciando o aparente descaso da empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável pela coleta de lixo na capital mato-grossense.
A indignação da população aumenta a cada dia, com relatos de mau cheiro, proliferação de insetos e ratos, além do risco iminente de doenças. “É um absurdo o que estamos vivendo. O lixo está tomando conta das ruas, e ninguém faz nada”, desabafa a moradora.
Fiscalização revela irregularidades e crimes ambientais
A situação crítica ganhou novos contornos com a divulgação de uma fiscalização surpresa realizada nesta semana pela gerência de resíduos sólidos da Prefeitura de Cuiabá. A inspeção identificou diversas irregularidades cometidas pela Locar, que configuram crime ambiental e colocam em risco a saúde e segurança dos trabalhadores responsáveis pela coleta.
A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) confirmou a ineficiência da Locar, informando que a empresa já foi notificada oito vezes entre os dias 2 e 24 de janeiro. As notificações cobram providências imediatas para a regularização dos serviços de coleta, mas até o momento, a situação permanece crítica. A Limpurb não descarta a possibilidade de romper o contrato com a Locar caso o problema persista.
População exige soluções urgentes
Enquanto a Prefeitura e a Locar se enfrentam em notificações, a população cuiabana segue refém do lixo. A falta de coleta regular tem gerado transtornos e prejuízos para moradores e comerciantes, que temem os impactos negativos na saúde pública e na economia local. A mobilização nas redes sociais e a pressão sobre as autoridades são cada vez maiores, com a população exigindo soluções urgentes para o problema.
Fonte: Cuiabá
-
Rondonópolis4 dias atrás
Prefeitura quita dívida com fornecedores da saúde e faz repasse para Santa Casa
-
Rondonópolis5 dias atrás
Prefeitura encaminha à Câmara projetos de lei para reduzir número de secretarias
-
Rondonópolis5 dias atrás
Prefeito recebe vice-governador de MT e equipe da Nova Rota do Oeste para debater projetos rodoviários
-
Rondonópolis5 dias atrás
Centro de Comercialização da Agricultura Familiar é aberto ao público
-
Rondonópolis5 dias atrás
Sinalização indica interdiçáo na Avenida dos Estudantes
-
Turismo2 dias atrás
Reino Unido volta atrás e dispensa ETA para brasileiros
-
Turismo2 dias atrás
Cabo Frio, a “praia dos mineiros”, não terá mais voos comercias
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Civil prende pai por estupro das filhas de 13 e 16 anos em Colniza