O principal objetivo da Operação Centro Seguro é fortalecer a segurança em regiões comerciais da área central da Região Metropolitana, com foco em ações preventivas
Operação Centro Seguro reforça policiamento com mais de 300 PMs em Cuiabá e Várzea Grande
Cidades

Mais de 300 policiais militares estão atuando no reforço da segurança nas áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande, por meio da Operação Centro Seguro, deflagrada pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). A iniciativa integra o Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, e segue com ações intensificadas até o dia 5 de julho.
O reforço no policiamento conta com efetivo dos batalhões de área dos 1º e 2º Comandos Regionais, além das unidades especializadas da PMMT, como:
-
Cavalaria
-
Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Móveis)
-
Bope (Batalhão de Operações Especiais)
-
BPMTran (Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário)
-
BPMPA (Batalhão Ambiental)
-
Força Tática
-
Companhia Raio (Rondas e Ações Intensivas Ostensivas)
A operação também recebe reforço de policiais das áreas administrativas, que atuam por meio da Jornada Extraordinária — iniciativa que remunera militares em serviço durante seus horários de folga. As ações contam ainda com o apoio aéreo do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) e a vigilância em tempo real de 800 câmeras do Programa Vigia Mais MT.
Ações preventivas e foco no combate ao crime
O principal objetivo da Operação Centro Seguro é fortalecer a segurança em regiões comerciais da área central da Região Metropolitana, com foco em ações preventivas, como:
-
Pontos demonstrativos de presença policial
-
Abordagens
-
Saturações de áreas críticas
-
Combate direto a crimes como furtos e roubos
“A Operação Centro Seguro vem para fortalecer ainda mais a presença da Polícia Militar e a sensação de segurança para os cidadãos. Temos dados que comprovam a redução de crimes na região central, e vamos continuar com ações firmes e integradas. Nosso foco é coibir qualquer prática criminosa com tolerância zero a todos os delitos”, afirmou o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira.
Redução de furtos e roubos
De acordo com dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública (SROP), entre janeiro e maio de 2025, houve queda de 26% nos roubos e 9% nos furtos, comparado ao mesmo período do ano anterior, na região central de Cuiabá.
-
2024: 53 roubos e 382 furtos
-
2025: 39 roubos e 349 furtos
Esses números refletem o impacto positivo das ações de policiamento ostensivo, planejadas e executadas com base em inteligência e integração entre as forças de segurança do Estado.
Fonte: Polícia Militar de Mato Grosso – PMMT

Cidades
28 Sessão Ordinária da 18 Legislatura da câmara Municipal de Rondonópolis

Acompanhe ao vivo a 28 sessão da câmara municipal de Rondonópolis.