Search
Close this search box.

Polícia

Roubos e furtos reduzem até 88% em dois anos do programa Vigia Mais MT

Publicados

Polícia

Os crimes contra o patrimônio tiveram uma redução de até 88% no número de ocorrências a partir de 2023, ano de implantação do programa Vigia Mais MT, segundo dados apresentados pelo Observatório de Segurança Pública, órgão de estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Conforme os números do observatório, os dados de registros de roubos em geral (em comércios, residências, vias públicas e outros ambientes) apresentaram uma queda de 33% em 2024 na comparação com 2022, ano anterior ao Vigia Mais MT. De 6.213 ocorrências registradas em 2022, foram 4.170 em 2024.

Já a queda nos índices de furtos foi de 15% na comparação entre os mesmos anos. De acordo com o observatório, em 2022 foram contabilizadas 38.257 queixas, contra 32.670 registros em 2024.

O impacto positivo do serviço de videomonitoramento das câmeras do Vigia Mais também está mensurado nos roubos e furtos de veículos. Em 2022, Mato Grosso registrou 951 roubos de veículos. Já em 2024, caiu para 774 ocorrências, uma redução de 19%.

Em outras modalidades de crimes contra o patrimônio, como roubo de insumos agrícolas, carga e gado, os percentuais de redução foram ainda maiores. No roubo de gado, a queda foi de 88%. De 16 ocorrências, em 2022, despencou para apenas duas em 2024.

Leia Também:  Polícia Civil recupera motocicleta apropriada por ex-funcionário de empresa em Lucas do Rio Verde

Os roubos de insumos agrícolas, que em 2022 registraram 83 ocorrências, diminuíram para 15 em 2024, uma queda de 82%.

O roubo de carga, que em 2022 registrou 293 casos, caiu para 85 em 2024, uma redução de 71%, segundo o relatório do Observatório de Segurança Pública.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, afirmou que o Estado constrói uma muralha digital com o programa Vigia Mais MT.

“Nesse curto espaço de tempo, o programa já se mostra benéfico à população mato-grossense. Os indicadores criminais desses primeiros dois anos são a prova disso. Sabemos que a tecnologia de videomonitoramento pode levar mais do que sensação de segurança à população, pois além de prevenir, intimidar a ação dos criminosos, como está acontecendo, nos permite esclarecer crimes usando as imagens das câmeras. Isso está acontecendo desde a instalação das primeiras câmeras. O governador Mauro Mendes, que idealizou pessoalmente o Vigia Mais MT, enxergou essa tecnologia como mais um recurso aplicado à segurança pública na busca por mais eficiência nos serviços prestados aos mato-grossenses”, observou o secretário.

Leia Também:  Polícia Civil arrecada donativos para vítimas de enchentes no RS

Como funciona

Em Mato Grosso, já são 11,6 mil câmeras do Vigia Mais MT instaladas e integradas às centrais de operações da Segurança Pública e plataformas de acompanhamento via celular. O programa de videomonitoramento 24 horas em segurança pública do Governo de Mato Grosso começou a ser implantado em 20 de março 2023.

Por meio do Vigia Mais MT, o governo oferta gratuitamente as câmeras com equipamentos como nobreak, switch e armários aos municípios ou entidades, que firmam a parceria com assinatura de um processo de adesão. Quem adere, se responsabiliza com os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.

Esses equipamentos estão em vias públicas, praças, rodovias e outros espaços públicos nos 126 municípios que, nesses dois anos, aderiram ao programa público de videomonitoramento.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Caso Akira: Jovem faz video com sua versão do atropelamento da cadela

Publicados

em

Cairo o jovem que estava na direção da caminhonete que repercutiu nas redes sociais ao atropelar a cadela Akira (pitbull) que estava solta na rua fez um vídeo dando sua versão do ocorrido. 

A situação que ocorreu no bairro conjunto são José no dia de ontem foi registrada por uma câmara de segurança de uma residência  e ganhou as redes sociais. 

Cairo irá se apresentar a polícia civil para dar esclarecimento do fato 

em sua rede social ele dar sua versão detalhadamente.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ações de combate às facções criminosas nas unidades prisionais reduzem números de homicídios em Cáceres e Sorriso
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA