Mulher
Comissão debate projeto da LDO de 2026 com a ministra Simone Tebet
Mulher


A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional realiza audiência pública nesta terça-feira (1º) com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, para discutir o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 (PLN 2/25).
O debate está marcado para as 14h30, no plenário 2.
A LDO estabelece as regras para a elaboração e a execução do Orçamento do ano seguinte. No projeto encaminhado ao Congresso em abril, o governo manteve a meta fiscal indicada na última LDO, que é de superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2026, ou R$ 34,3 bilhões. Para 2024 e 2025, a meta foi déficit zero; mas há uma margem de erro, também de 0,25%, para cima ou para baixo.
O projeto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e pelo Plenário do Congresso até o dia 17 de julho. Isso porque o Executivo tem que enviar o projeto do Orçamento de 2026 (LOA) até o final de agosto. O relator da LDO de 2026 é o deputado Gervásio Maia (PSB-PB).
Da Redação – MB
Fonte: Câmara dos Deputados

Cidades
Mulher é presa após agredir a própria mãe em Jaciara

Policiais militares do 26º Batalhão prenderam, na noite deste domingo (7), uma mulher de 26 anos acusada de lesão corporal contra a própria mãe, de 43 anos, no município de Jaciara (MT).
De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe do Grupo de Apoio (GAP) foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica. No local, a vítima relatou que foi agredida com socos e chutes pela filha, que havia chegado em casa embriagada após participar de uma festa.
Ainda conforme o relato da mãe, durante uma discussão, ela foi derrubada ao chão e agredida na cabeça e pelo corpo. A mulher estava bastante abalada quando recebeu atendimento dos policiais.
Durante diligências, os militares localizaram a suspeita em outra residência. Ao ser abordada, ela negou estar embriagada e afirmou que agiu em legítima defesa, alegando que a mãe teria problemas psicológicos e tentou agredi-la usando um cinto.
Diante dos fatos, a suspeita foi detida em flagrante e encaminhada para a delegacia da cidade, onde foram adotadas as providências cabíveis.
A Polícia Militar reforça que casos de violência doméstica podem ser denunciados anonimamente pelos telefones 190 ou 0800.065.3939.
Com supervisão de Wellyngton Souza
Fonte: PMMT