Search
Close this search box.

Cidades

Detran já atendeu mais de mil ocorrências de sinistros de trânsito via Ciosp desde fevereiro deste ano

Publicados

Cidades

Desde que passou a integrar a equipe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em fevereiro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já realizou mais de mil atendimentos de sinistros de trânsito, sendo 1.038 ocorrências resolvidas através do telefone e 86 ocorrências atendidas no local da ocorrência, em Cuiabá ou Várzea Grande.

As ocorrências com maior registro foram de sinistros de trânsito sem vítimas, além de atropelamentos e direção perigosa de veículo. Segundo a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adriana Carnevale, compor a equipe do Ciosp é fundamental para viabilizar os atendimentos e despachos de emergências relacionados às ocorrências de trânsito na região metropolitana de Cuiabá.

A equipe de fiscalização do Detran-MT realiza atendimentos a sinistros de trânsito com e sem vítimas, tanto de forma presencial quanto por meio de orientações telefônicas.

As atividades são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, prestando apoio à população com informações sobre os procedimentos e encaminhamentos adequados.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem por pesca e caça ilegal em Ribeirão Cascalheira

“Durante a atuação dos agentes, são realizadas ações de segurança e sinalização do local, orientação às vítimas e/ou envolvidos, verificação documental, autuações e aplicação de medidas administrativas, além da gestão do tráfego. Com isso, conseguimos prestar atendimento à população, garantir a segurança de todos os envolvidos nos sinistros e promover a fluidez no trânsito”, destacou a coordenadora de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.

Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a integração do Detran ao Ciosp, junto com demais forças de segurança, vai melhorar a prestação de serviços à população e promover a segurança no trânsito, “uma vez que, esse somatório de esforços aumenta a eficácia das forças de segurança nas ruas e proporciona mais agilidade no atendimento das ocorrências em Cuiabá e Várzea Grande”, disse.

As atividades operacionais das forças de segurança no atendimento de ocorrências de urgência e emergência estão canalizadas no Centro de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT). As ocorrências são comprovadas a partir das chamadas e denúncias que chegam via Ciosp.

Leia Também:  Polícia Civil indicia autores de homicídio motivado por vingança em Nobres

Além do Detran-MT, também compõem o Ciosp a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Polícia Penal, a Guarda Municipal de Várzea Grande e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

CENAS DE ABANDONO CHOCAM RONDONÓPOLIS E PREFEITURA ASSUME LAR DE IDOSOS POR DECISÃO DA JUSTIÇA

Publicados

em

Foto Maurício Renner

O que deveria ser um ambiente de acolhimento e cuidado para a terceira idade se transformou em um cenário de sofrimento e abandono em Rondonópolis. Uma intervenção realizada nesta quinta-feira (11) revelou condições consideradas desumanas dentro do Sossego Lar dos Idosos, atualmente chamado de Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos, localizado no bairro Globo Recreio.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Rondonópolis assumiu temporariamente a administração da instituição por determinação da 1ª Vara Cível da Comarca. A medida foi tomada após uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso.
Ao entrarem no local, equipes da assistência social, saúde e vigilância sanitária encontraram uma realidade que impressionou até profissionais acostumados a lidar com situações delicadas. Cerca de 40 idosos viviam em meio à falta de higiene, forte odor e sem os cuidados básicos necessários.
Segundo a Prefeitura, alguns acolhidos apresentavam feridas abertas e casos graves de negligência. Em uma das situações mais preocupantes, um idoso precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para internação hospitalar.
A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Perez, destacou que a prioridade neste momento é garantir a proteção e a dignidade dos moradores da instituição.
“Nosso principal objetivo é preservar a vida e a segurança dos idosos acolhidos”, afirmou.
Para realizar a intervenção, foi montada uma força-tarefa envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos da Vigilância Sanitária, assistentes sociais e representantes da Procuradoria-Geral do Município. Cada idoso está passando por avaliação individual para que sejam identificadas as necessidades mais urgentes.
As irregularidades já eram conhecidas pelos órgãos de fiscalização. Em inspeções anteriores, a Vigilância Sanitária havia apontado diversas inconformidades e firmado um termo de ajustamento de conduta com a entidade. No entanto, as exigências não foram cumpridas.
Agora, sob gestão temporária do Município, o trabalho também se concentra em localizar familiares dos idosos para tentar reintegrá-los a ambientes seguros e adequados. Paralelamente, a Prefeitura prepara um relatório detalhado sobre as condições encontradas e a situação de cada acolhido, documento que deverá ser encaminhado ao Poder Judiciário nos próximos dias.
O caso provocou indignação e reacendeu o debate sobre a responsabilidade no cuidado com a população idosa, especialmente aqueles que dependem integralmente de instituições para viver com dignidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil prende casal de traficantes de drogas em Água Boa
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA