Política
Deputado Moretto cumpre agenda com autoridades na Região Oeste
Política

Visita a obra da MT-473 na Serra de Nova Lacerda
Foto: ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA
O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), cumpriu agenda com autoridades nesta sexta (21) na região Oeste de Mato Grosso. Na sua companhia, estiveram o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda. Dentre os municípios visitados, estão Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Comodoro e Campos de Júlio.
Moretto esteve nas câmaras municipais de Conquista D’Oeste e Comodoro e em Nova Lacerda e Campos de Júlio, o parlamentar na sede da prefeitura.
Em Conquista D’Oeste ,o republicano recebeu demandas da comunidade sobre o iluminação pública e recapeamento asfáltico. Em Nova Lacerda, o parlamentar recebeu reivindicações de trabalhadores do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que buscam melhorias no atendimento dos munícipes. Já em Comodoro, as MT-235 e MT-240 estavam em pauta, ambas com articulação do parlamentar no Executivo estadual. Em Campos de Júlio, o deputado foi recebido por autoridades e jantou com representantes do setor industrial, em evento oferecido pelo Grupo Sipal Agronegócio e a destilaria Usimat.
“Desde 2019, das inúmeras reuniões que tivemos, ele sempre trás as demandas da região Oeste”, destacou o governador em exercício, Otaviano Pivetta, ao firmar compromisso de atender as demandas apresentadas pelos municípios.
A comitiva também visitou a MT-473, obra de articulação do deputado Moretto junto ao governo do estado, orçada em R$ 100 milhões, a nova estrada irá adentrar a Serra de Nova Lacerda e ligar o município a Campos de Júlio, facilitando o comércio exterior pela MT-199 (Vila Bela da Santíssima Trindade x Bolívia).
“Valmir Moretto é o maior responsável por tantas obras do governo do estado na região Oeste”, disse o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. Segundo o secretário, a articulação do Moretto é essencial para as demandas serem executadas no Vale do Guaporé.
Fonte: ALMT – MT

Política
Botelho homenageia as Irmãs Salesianas por 130 anos de missão em MT

Elas chegaram a Mato Grosso em 1895. Desde então, transformam vidas com fé, dedicação e amor ao próximo. Por essa trajetória de serviço e missão, as Irmãs Salesianas serão homenageadas pelos 130 anos de atuação no Estado. A Sessão Especial foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), e será realizada hoje (24), às 19h, no Plenário Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, como são conhecidas, tem atuação na formação educacional, na assistência à saúde e na área social. Uma caminhada centenária de muito trabalho. O início da evangelização nas comunidades indígenas do Estado e na educação fundamental foi em 9 de abril de 1895, assim que assumiram a direção da Obra Social de Santa Rita. Outro marco dessa trajetória são os serviços ofertados por mais de 70 anos na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, hospital criado ainda no período colonial.
Reconhecer a contribuição das Irmãs Salesianas no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos num período de 130 anos em Mato Grosso, segundo Botelho, é função do Legislativo. “Essa homenagem coroa o legado dessas mulheres consagradas, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo. Elas marcaram gerações e continuam sendo um exemplo de solidariedade e compromisso social”, afirmou o deputado.
Os fundadores da congregação, Dom Bosco e Madre Mazzarello foram lembrados pela irmã Rosângela Maria Clemente. “Para nós essa Moção de Aplausos representa a valorização do nosso trabalho e da continuidade do carisma salesiano semeado com empenho, dedicação e entusiasmo em terras mato-grossenses. Enfim, é uma celebração de história, fé, ação e esperança para o futuro”, afirmou a Filha de Maria Auxiliadora.
A homenagem desta noite na ALMT, segundo Botelho, coroa o legado das irmãs, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo
Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
Noite de autógrafos – Durante a Sessão Especial, o padre Tiago Figueiró terá um espaço especial para autógrafos do livro “Paróquia São Gonçalo: Berço da Ação Missionária em Cuiabá, Mato Grosso”, que narra a trajetória das Irmãs Salesianas desde o final do século XIX, com relatos e registros históricos que mostram o impacto transformador da missão salesiana na sociedade mato-grossense. A obra conta com apoio da ALMT por meio do Instituto Memória do Poder Legislativo Deputado Lenine de Campos Póvoas.
Irmãs homenageadas:
Inspetora Madre Mazzarello
Inspetora: Ir. Teresinha Ambrosim
COXIPÓ DA PONTE
Ir. Marilú Vieira Lima.
Ir. Maria José Oliveira.
Ir. Darcy Dantas de Almeida
ALTO ARAGUAIA
Ir. Lucimar Martins Ribeiro
GUIRATINGA
Ir. Cláudia M. Pianes Campos
POXORÉU
Ir. Francisca Gomes Santana
Ir. Maria Estela Marques
CUIABÁ
Ir. Rosângela Maria Clemente
Ir. Maria Ignez Bicudo
BARRA DO GARÇAS
Ir. Mariluce G. Dorilêo
MISSÃO INDÍGENA / XAVANTE
Ir. Celuta da Cunha Teles
RONDONÓPOLIS
Ir. Nelcina Alves de Souza
Ir. Vânia Auxiliadora S. Ojeda
CHAPADA DOS GUIMARÃES
Ir. Cleuza Gomes Pereira.
Ir. Veralice M. de Almeida
OUTRAS LOCALIDADES:
Ir. Ada Gambarotto
Ir. Ivone Goulart Lopes
Ir. Maria de Nazaré Gonçalves Lima
VOLUNTÁRIA LEIGA
Bernadeth Campos de Paula
SERVIÇO:
O QUÊ? Sessão Especial aos 130 anos das Irmãs Salesianas em MT
QUANDO? Segunda-feira (24/03)
HORÁRIO: 19H
ONDE? ALMT – Plenário Renê Barbour
Fonte: ALMT – MT
-
Cidades1 dia atrás
Estão abertas as inscrições para edital que selecionará propostas culturais para o 38º Festival de Inverno
-
Curiosidades8 horas atrás
ESCOLIOSE INFANTOJUVENIL: “Diagnóstico precoce é a chave para prevenir complicações”, destaca especialista
-
Educação7 horas atrás
Educadores se tornam primeiros indígenas Yanomami com título de mestre na Universidade Federal do Amazonas
-
Curiosidades7 horas atrás
Rondon Plaza Shopping em breve receberá loja da Rede Flamboyan
-
Economia7 horas atrás
98% dos brasileiros planejam viagens mais sustentáveis para 2025
-
Economia7 horas atrás
SAÚDE: AACCMT completa 26 anos