Search
Close this search box.

Segundo o Relatório de Viagens e Sustentabilidade* da empresa, viajar de forma sustentável continua sendo importante para os viajantes brasileiros

98% dos brasileiros planejam viagens mais sustentáveis para 2025

Publicados

Economia

A Booking.com, empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo, divulga os achados do seu 10º Relatório de Viagens e Sustentabilidade, que explora o comportamento e a intenção dos consumidores em relação ao impacto social e ecológico das viagens. A edição de 2025 conta com insights de 32 mil viajantes em 34 países. Nos últimos dez anos, em meio à crescente discussão sobre o impacto do turismo nos destinos, a atenção à sustentabilidade é uma constante. Em 2016, 56% dos viajantes brasileiros acreditavam viajar de forma consciente, já em 2025, 98% afirmam desejar e de certa forma já optar por escolhas mais sustentáveis. 

Além disso, analisando a década passada, é possível concluir que há uma mudança nas percepções dos viajantes sobre o que a sustentabilidade engloba. Houve mudanças nos níveis de conscientização e a sustentabilidade se tornou uma prioridade maior para muitas pessoas durante o planejamento de viagem.  

Nesse sentido, hábitos relacionados à redução de resíduos e ao consumo de energia tornaram-se cada vez mais comuns e continuam sendo as principais opções quando os viajantes pensam em influenciar o impacto das viagens. Em 2020, por exemplo, 34% dos viajantes brasileiros disseram que desligavam o ar-condicionado/aquecedor das acomodações quando não estavam presentes e, pouco depois, em 2023, esse número subiu para 76%.  

Leia Também:  Curso gratuito de Fotografia oferece formação teórica e prática em Rondonópolis

O principal comportamento, que 57% dos viajantes brasileiros esperam incorporar em suas próximas viagens, é a redução do desperdício em geral durante a viagem, o que inclui hábitos como: reciclagem e evitar itens de uso único, seguido por evitar atividades que possam prejudicar a vida selvagem local (57%) e reduzir o consumo de energia (54%).  

“Como uma das maiores plataformas de viagens do mundo, temos o compromisso de tornar as escolhas mais sustentáveis mais acessíveis e fáceis de serem identificadas. Atualmente, quase 22 mil acomodações em nossa plataforma exibem certificações reconhecidas de sustentabilidade, e oferecemos filtros específicos para que os viajantes possam encontrar essas opções com facilidade”, comenta Marco Sobrinho, Gerente Comercial da Booking.com no Brasil. 

Desde 2016, a empresa pesquisa sobre o comportamento dos consumidores em relação a viagens mais sustentáveis.  Nesses 10 anos de relatório, quase 230 mil viajantes em 35 mercados contribuíram com percepções, comportamentos e possíveis barreiras dos viajantes em relação a viagens mais sustentáveis. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Governo do Estado visita o município e anuncia obras em parceria com a prefeitura.

Publicados

em

Juscimeira viveu um dia de expectativa e esperança. O município recebeu nesta quinta-feira a caravana do Governo do Estado de Mato Grosso, liderada pelo vice-governador Otaviano Pivetta, acompanhada do prefeito Alexandre Russi, além de deputados estaduais e federais, para anunciar novos investimentos e reforçar parcerias que devem impulsionar o desenvolvimento local. 

Em solenidade realizada no Salão Kolping, autoridades estaduais e municipais destacaram a importância da articulação entre o poder público e o município para reforçar ações nas áreas de infraestrutura, assistência social, agricultura familiar e educação. 

O vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou que os recursos anunciados — que somam R$ 9,7 milhões em obras e investimentos — reforçam o compromisso do Governo do Estado com melhoria da qualidade de vida da população. Entre as obras previstas estão a recuperação de ruas urbanas, construção de calçadas, reforma da Feira Livre e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além da ampliação da creche municipal no Distrito de Santa Elvira e a entrega de máquinas para fortalecer a agricultura familiar. 

Leia Também:  Multiação leva saúde, cidadania e diversão ao bairro Cidade de Deus, em Rondonópolis

Pivetta lembrou ainda que desde 2019 o Governo já destinou mais de R$ 180 milhões ao município, fruto de convênios e parcerias capazes de transformar desafios locais em ações concretas na rotina das famílias juscimeirenses. 

“Mato Grosso está organizado e tem condições de ser parceiro de todos os municípios, dialogando com as prefeituras para cumprir cada demanda da população”, afirmou Pivetta durante o evento, destacando a importância desses recursos para infraestrutura, saúde e educação. 

O prefeito Alexandre Russi, anfitrião da agenda, lembrou que os investimentos chegam em um momento importante da história de Juscimeira, especialmente para fortalecer a economia local, melhorar serviços públicos e apoiar o setor produtivo. Ele ainda destacou o esforço conjunto com o governo estadual para que projetos de longo prazo possam sair do papel. 

Parlamentares presentes também reforçaram o papel da união entre as esferas municipal e estadual. Eles destacaram que recursos públicos aplicados com responsabilidade podem trazer mais oportunidades de trabalho, desenvolvimento urbano e melhoria dos serviços básicos para quem vive na cidade e na zona rural. 

Leia Também:  Virada Sustentável movimenta Rondonópolis com esporte, cultura e inclusão

A visita marcou mais um capítulo da rotina institucional na região Sul de Mato Grosso, que nesta semana recebe a comitiva estadual em agenda que inclui também São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Jaciara, Tesouro e outras cidades vizinhas, com um pacote de obras e investimentos planejados para 2026.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA